terça-feira, 20 de novembro de 2012

#2 Au pair: 'to be or not to be'




É minha(meu) cara colega(o), creio que todos já se fizeram essa pergunta.

Se até Hamlet se fez esse pergunta na peça de William Shakespeare, "A tragégia de Hamlet, principe da Dinamarca". Por que a gente não faria?!


Quando você começa escolhendo agência, preparando a documentação, surge a pergunta: Por que eu vou ser au pair?! E não se engane, no app da CC também vão lhe perguntar: "Why do you want to be an au pair?"



E sabe quando essa pergunta martela mais nas nossas cabeças?! Quando começamos a contar para as pessoas que vamos ser AU PAIR. E atire a primeira pedra quem nunca fez isso. Não digo que é porque quis desistir, ou pensou que esse não fosse o seu destino. Falo porque somos tão questionadas(os), que nem que seja por 15 segundos, já paramos com essa pergunta na cabeça.

Então, para você não se sentir sozinha, vou listar as perguntas que eu já vi que as au pairs receberam, e que eu recebi também.

- Você se formou, e vai sair daqui para ser babá?! [pergunta feita com cara de 'nojo'!]
- E sua família?!
- Mas e o namorado?!
- Chefe, que nunca quis lhe dar promoção nenhuma, e agora surge com a vaga que sempre lhe prometeu: A vaga surgiu, eu pago sua pós, e você não precisa passar por esse sofrimento de Au Pair. [Aham! Acho que se alguma menina tem trabalho, e mesmo assim vai ser Au Pair, é porque o sofrimento aqui já é garantido ;)]
- Vovó, que não entende: Mas minha filha, por que você não quer mais viver perto da gente?
- Amigos invejosos: Perder um ano assim? Era melhor fazer um curso mais curto e voltar! [Paga para mim, talvez eu repense...]

Então, minha cara, pegue seu crânio e faça quem nem Hamlet: to be or not to be?

Então eu vou responder o que eu penso:

- Vou ser babá? Sim, não se iluda que não vai ser. Mas será passageiro, e algumas crianças tornam isso um pouco mais fácil. E a gente se apega mesmo, não adianta. Sem falar na experiência, aqui eu cuido de algumas crianças de graça, pelo simples prazer de passar um tempo com eles. [Sim, é verdade! E você também já deve ter feito isso!]
- Vou morar na casa dos outros? Para mim essa é a 'melhor' experiência. É como fazer um high school program, só que com mais liberdade. E é muito mais fácil aprender a cultura e a língua morando na casa de americanos.
- Vou ganhar pouco? Quem nunca teve um salário abaixo da média, e trabalhou como condenada (o) nunca foi escraviário estagiário. E assim como na época de estágio você tinha uma meta, por isso aguentava aquelas condições, é a mesma coisa aqui.

E sabe qual a melhor resposta para isso tudo:
"Vou sofrer, mas vai ser fora do Brasil!
Vou ganhar pouco, mas sera em dollar, ou seja, gastarei em dollar!
Vou chorar, querer brigar com todos, mas será em inglês!
Vou passar um ano fora, mas a experiência que eu vou ganhar ninguém tira, nem crise econômica, Tsunami, ou chefe folgado!" GOMES , Marina.

Um comentário:

  1. Falou tudo! I'm the happiest au pair in the whole world!!! haha Beijokas...

    ResponderExcluir