quinta-feira, 8 de novembro de 2012

#1 Escolha da Agência

Vou tentar contar passo-a-passo todo o meu processo para vocês.

Primeiro: 
Conheci o programa Au Pair como algumas agências vendem: 'Seja uma BIG SISTER nos EUA, more na casa de americanos, adquira fluência no inglês, estudo fora, e cuide de crianças.'


Com isso na cabeça, fui conhecer outros programas de intercâmbio, e todas as agências que eu ia, e tinha também o programa de Au Pair, me diziam: se você tem os pre-requisitos para Au Pair, seja Au Pair! Melhor custo X benefício, e o aprendizado é o melhor.

Com isso na cabeça, passei a procurar agências com esse programa. E ai começa o tema desse post.


Essa é uma das primeiras grandes escolhas.

Diversos blogs, grupos do Facebook, falam o que acham sobre a escolha da agência. Na minha opinião isso é MUITO pessoal. Por quê?! Porque vai muito de como você é tratada na agência. Podem reclamar, mas a primeira impressão é a que fica.

Vamos ao esquema:

1. Conheça o programa: A fase romântica do Au Pair, você vai achar tudo lindo, que é tudo maravilhoso. O programa realmente é muito bom, mas cuidado com o que algumas agências vendem.

2. Visite algumas agências: Faça uma busca de algumas agências, e as visite pessoalmente. Marque uma visita com algum agente, ou simplesmente apareça de surpresa lá. Nessa visita leve um bloquinho com suas dúvidas, e para anotar alguns detalhes importantes. Seria muito bom que você levasse alguém com você nessa visita, de preferência mãe, pai ou grandes amigos (essas pessoas sempre vão querer o nosso bem, e serão sinceros caso não goste de algo). O acompanhante é importante pois você ainda está no lado 'romântico' da coisa, e essa pessoa vai tender a ver pontos negativos que podem ser resolvidos durante a visita. Se você não puder levar ninguém, não esqueça de contar para uma dessas pessoas tudo que você viu lá, e anote as dúvidas que essa pessoa tiver para que você esclareça na agência, para acalmar o coração de quem tanto ama a gente. Uma dúvida importante, para você não esquecer: Como será o suporte dado a você em todas as etapas do processo, principalmente enquanto você estiver nos EUA.

3. Mande e-mails: Depois da visita, surgiu alguma dúvida: mande e-mail! Quer saber mais detalhes: mande e-mail! Sua mãe surgiu com uma dúvida cabeluda: mande e-mail! Se for algo que você não consiga compreender por e-mail, marque uma reunião com o agente. Lembre-se: Agente também tem família e vida social, se você mandou um e-mail às 23:30 do sábado, e no domingo de meio dia ele ainda não respondeu, tenha calma! E vá aproveitar seu fim de semana também, na segunda ele deve responder!

4. Pesquise com outras au pairs: Depois de ter sua opinião pré-formada sobre a agência, PESQUISE. Vá atrás de outras au pairs, vejam o que elas acham. Procure, principalmente, meninas(os) que já estão lá, que já voltaram, que passaram por rematch (troca de família), e vá filtrando as informações. Não se atenham a detalhes como: 'Eu não gostava da minha agente!' Elas mudam de cidade para cidade. Por que não procurar tanto meninas que ainda estão no Brasil? Porque muitas agências são franquias, ou seja, em cada cidade tem um dono, não é algo unificado no atendimento, na captação de clientes, então em São Paulo a Agência X pode ser ótima, mas em Recife ela pode ser uma porcaria em relação a assistência antes do embarque. Procurar saber como é a assistência das agências com as pessoas que já estão lá é muito importante! Obs.: Isso também vai acalmar o coração dos seus pais, caras au pairs que os pais não aceitam o programa.

5. Tire mais dúvidas: Muita au pair vai falar muuuuita coisa (positiva ou negativa), reporte tudo para o agente, e deixe ele 'se virar nos 30'. Pergunte mesmo: "Fulana que está em tal cidade, disse que a LCC dela é uma droga, não dá assistência, e ela quer rematch, mas ninguém permite!" Pergunte mesmo. Se a agência tiver uma imagem boa, ela não vai negar em esclarecer que situação Fulana está vivendo, o que levou ela a passar por isso, se o agente começar a gagejar... péssimo sinal. Se for um agente preparado, ele vai lhe explicar o que pode ter acontecido, vai falar até mais informações sobre a agência, sobre a preparação para receber alguém nos EUA. Outra coisa, achou o arquivo 'Família Perigo' no grupo do Facebook, e quis chorar e desistir por causa de algumas famílias, converse com o agente, ele também terá solução para isso, e também vai lhe mostrar vários casos 'SUCESSO'.

6. Escolha a agência: Dúvidas sanadas? Escolha uma agência. E nessa hora vale tudo! (minha humilde opinião) Vale o que você achou do agente, da agência, das cores da logomarca da empresa... Tudo isso você vai colocando numa lista: pontos positivos, pontos negativos. Só não vale ir muito pela cabeça dos outros, tipo, fazer enquete em grupos! Pergunte o que acham, mas filtre sempre. Tem que rolar o felling, é aquele agente que vai dizer se seu app está competitivo, é aquela agência que vai lhe receber nos EUA.

7. Extra: Achou que não fez uma boa escolha? Não se culpe, se não embarcou, ainda há tempo de mudar (se tiver dinheiro, é claro!). E repita todo o esquema. ;)


Não vou falar da minha agência, embora ‘todos’ saibam, mas toda essa análise foi feita.

A escolha da minha agência foi uma decisão tomada em família. Visitei todas com minha irmã e minha mãe, e depois sentamos as três, e meu pai, e discutimos os pontos positivos e negativos. 

Não vou entrar em detalhes muito específicos, mas um fator que me fez excluir algumas agência foi o fato de sempre me responderem as minhas dúvidas com a seguinte frase: 'Se inscreva que tiramos suas dúvidas sobre os requisitos necessário!' O.o Sou administradora, e sei que TODA empresa visa o lucro, e que lucrar não é feio, crime, nem nada disso. Mas eu queria informações 'básicas', como:
- Como é feita a referência de trabalho com crianças? Pode ser família, qualquer instituição, precisa certificado?
- A CNH pode ser a permissiva ou tem que ser a definitiva? Obs.: Algumas meninas nem sabem isso mesmo após a inscrição. Por causa daquele problema de franquias que eu falei, a franquia do Rio de Janeiro diz que pode a permissiva, e a de São Paulo ainda está esperando um e-mail de confirmação que foi enviada para o Papa, só que ele está muito ocupado, e esqueceu de responder. =/
- Vocês dão um prazo de um mês para eu entregar o APP preenchido, após a inscrição. Eu recebo o acesso a ele antes para preencher com mais calma? Pois sabe como é, eu não pratico fotossíntese, então preciso trabalhar para ganhar dinheiro, e até mesmo para pagar o programa.
E a resposta era sempre a mesma: Se inscreva, que tiraremos essas dúvidas!

É isso pessoal, espero ter ajudado vocês com isso. Beijos, e até a próxima! ;)

3 comentários:

  1. Este esquema que você fez é a sua cara!! #administradora! Adorei o blog!! :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog tbm, Marina! Vc sempre muito caprichosa e detalhista! Isso é muito importante, viu?
    Você sabe que pode contar comigo!

    Beijoooo
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Oi Ma q legal q vc fez o blog... estou te seguindo.. boa sorte e espero q a escolha da agencia realmente atenda suas necessidades........ now and in the future! bjinhos

    ResponderExcluir